inicio
próximo

ESPANHA
Bandeira da Espanha
Bandeira de Espanha
Bandeira de Espanha

fontes:http://pt.wikipedia.org/wiki/Bandeira_da_Espanha



Mapa da Espanha
external image ficha.gif
fontes:http://www.bandeirasanimadas.com/Uniao_Europeia/Espanha/ficha.htm



Dados principais da Espanha

Nome oficial:Reino da Espanha
Nacionalidade:espanhola
=====Capital:Madri

=

Cidades principais:
Madri,Barcelona,Sevilha,Valencia,Zaragoza,Bilbao e Málaga.

Idioma:espanhol (oficial), basco, galego e catalão
Religião:
cristianismo 95,4% (católicos 94,9%, protestantes 0,5%), islamismo 1,2%, outras 3,4% .

fontes:http://www.suapesquisa.com/paises/espanha/


Localização geografica e extensão da espanha

Localização:
sudoeste da Europa

Mapa da Espanha:

Mapa de Espanha
Mapa de Espanha

fontes:http://www.joaoleitao.com/viagens/2008/03/12/mapas-espanha/



Mapa no continente com pais em destaque
ESPANHA
external image mapa_europa.jpg
Fontes:http:http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.francatur.com.br/sub/europa/img/mapa_europa.jpg&imgrefurl=http://www.francatur.com.br/%3Fpage%3Dpais%26id%3D8&usg=__ilvg8DS9DzLXMqvHAW6HsQtI0aM=&h=500&w=388&sz=80&hl=pt-BR&start=0&zoom=1&tbnid=A73VAX0a9cVfYM:&tbnh=157&tbnw=122&prev=/images%3Fq%3Dmapa%2Bdo%2Bcontinente%2Beuropeu%2Bcom%2Bo%2Bpais%2Bda%2Bespanha%2Bem%2Bdestaque%26um%3D1%26hl%3Dpt-BR%26sa%3DG%26rlz%3D1C1CHMK_pt-BRBR356BR357%26biw%3D1024%26bih%3D651%26tbs%3Disch:10,3&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=500&vpy=62&dur=882&hovh=255&hovw=198&tx=95&ty=160&ei=nbx5TL6vGYa0lQf75P3xCg&oei=Zbx5TLDjDMP48Aal4bzxBQ&esq=5&page=1&ndsp=14&ved=1t:429,r:2,s:0&biw=1024&bih=651



Hora oficial ou fuso horario da Espanha:
+4h em relação à Brasília

Área da Espanha
505.954 km²

Aspectos físicos da Espanha

Relevo da Espanha:
O território espanhol está situado na zona temperada, seu rude relevo faz com que haja importantes diversidades climáticas. Invernos amenos e Verãos frescos, céus nublados e freqüentes chuvas, embora menos durante o Verão.

Mais de 50% da topografia do país é constituída por planaltos, onde a altitude possui em média 600 metros acima do nível do mar. O clima do país se apresenta de forma variada, sendo identificado do tipo continental (no centro do país), mediterrâneo (no litoral leste e sul) e oceânico (litoral norte). Na hidrografia, os principais rios são: Tejo, Ebro, Douro, Guadiana, Guadalquivir e Minho.
Fontes: http://www.brasilescola.com/geografia/es…


Clima da Espanha:
Verões secos e quentes, bem como invernos frios e úmidos, caracterizam o clima predominantemente mediterrâneo da Espanha. A continentalidade das zonas do interior, a influência moderadora do Atlântico e do Mediterrâneo, e o relevo montanhoso são os principais fatores que modificam o quadro geral nas diferentes regiões do país.
A altitude considerável, aliada à existência de cordilheiras periféricas que se levantam como barreiras contra a penetração dos ventos marítimos, faz da meseta uma zona de traços climáticos continentais: no inverno e no verão, verificam-se temperaturas extremas; no outono e na primavera, as precipitações são pouco abundantes, mas freqüentes.
Vegetação da Espanha:
O território espanhol, um dos mais montanhosos da Europa, é constituído por três unidades básicas: a meseta central, as regiões periféricas e as ilhas. O centro da península ibérica é formado pela extensa meseta central.A meseta é dividida em duas partes, de extensão semelhante, por um grande sistema montanhoso que se estende no sentido nordeste-sudoeste, a cordilheira Central

A variedade climática corresponde fielmente à diversidade de formações vegetais. No sul crescem bosques de tipo atlântico, com árvores de folhas caducas, como o carvalho, a faia e o castanheiro. A vegetação natural da meseta seria a de estepe e de bosques mediterrâneos, mas se encontra degradada por milênios de agricultura. É típica da zona ocidental (Salamanca, Extremadura) a paisagem de pastagens com bosques de azinheiras. A azinheira e o pinho aparecem em todas as zonas de clima mediterrâneo, assim como o matagal denso, resultante da degradação de outras formações.
Fontes:
http://www.brasilescola.com/geografia/es…


Hidrografia da Espanha:Três vertentes configuram a rede hidrográfica espanhola: a cantábrica, a atlântica e a mediterrânea. Os rios da vertente cantábrica são curtos mas relativamente caudalosos, e formam amplos estuários, como o de Bidasoa, na fronteira com a França, e o de Nervión, em Bilbao. Na costa atlântica da Galícia, os rios são também curtos e caudalosos. Na vertente atlântica, os mais importantes são o Minho (em espanhol, Miño), o Douro (Duero), o Tejo (Tajo), o Guadiana e o Guadalquivir. À exceção do Minho, percorrem toda a meseta na direção leste-oeste e sofrem estiagem no verão. O Minho, mais curto do que os grandes rios da meseta, mas de grande caudal, percorre as chuvosas terras galegas até desembocar no Atlântico, entre Espanha e Portugal.
Também na região limítrofe, o Douro corre em profundos desfiladeiros, cuja linha sinuosa estabelece, em grande parte, a fronteira dos dois países. O Tejo - o mais longo rio da península, mas não da Espanha - forma também desfiladeiros na maior parte de seu curso, que começa no sistema ibérico, avança para oeste e entra em terras portuguesas, para desembocar em Lisboa. O Guadiana percorre as planícies da Mancha e da Extremadura e ao chegar à fronteira portuguesa desvia seu curso para o sul, entra em Portugal e desemboca no golfo de Cádiz, onde forma um estuário fronteiriço.
Fonte:[[http://www.brasilescola.com/geografia/es…]]

População da Espanha:Total:

44,9 milhões
Composição étnica da população:espanhóis 98,5%, outros 1,5%
Densidade demográfica:89,2 hab./km2.
População urbana:77%
População rural:23%
Crescimento demográfico:0% ao ano (1995-2000)
Expectativa de vida M/F:74,5/81,5 anos
Taxa de natalidade:Os dados mais recentes do Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol referem que 2008 registou a taxa de natalidade mais elevada em 19 anos, cifrando-se nem 1,46 filhos por mulher, o que denota que “a fecundidade em Espanha prossegue a sua recuperação”. Espanha sobe assim para o 13.º lugar na lista conjuntural de natalidade na União Europeia, com uma taxa bruta de natalidade de 11,38 por cada mil habitantes: quase 519 mil nascimentos em 2008.Taxa de mortalidade:9,9 mortes/1.000 habitantes
Mortalidade infantil:7 por mil nascimentos
Analfabetismo:2,3%
IDH:(0-1): 0,899
Renda per capta:US$ 14.100
Fontes:
http://www.ionline.pt/conteudo/19542-taxa-natalidade-em-espanha-bate-recordes
http://www.portalbrasil.net/europa_espanha.htm
http://www.indexmundi.com/pt/espanha/taxa_de_mortalidade.html

Política da Espanha

Forma de governo:Monarquia parlamentarista.
Divisão administrativa:50 províncias.
Fontes:
http://www.portalbrasil.net/europa_espanha.htm


Economia da Espanha

Moeda:Euro.
PIB:US$ 553,2 bilhões.
Fontes:
http://www.portalbrasil.net/europa_espanha.htm


Principais produtos da Espanha:

Agricultura:trigo, beterraba, legumes e verduras, frutas cítricas, uva, azeitona, cevada.
Pecuária:bovinos, suínos, ovinos, aves.
Pesca:1,3 milhão de t (1997).
Mineração:carvão, gás natural, gipsita.
Indústria:
automobilística, naval, química, siderúrgica (aço), têxtil, calçados.

Fontes:http://www.portalbrasil.net/europa_espanha.htm


OUTRAS PÁGINAS:
SOCIOLOGIA - ESPANHA
HISTÓRIA - ESPANHA
RELIGIÃO - ESPANHA
EDUCAÇÃO FÍSICA - ESPANHA